Vamos Comer no Palácio?
Vamos sim, ou melhor eu já fui. Na semana passada fui até ao Palácio Chiado, na Rua do Alecrim Nº70 em Lisboa, para conhecer o novo conceito ROSMARINO. O mais recente espaço gastronómico do Palácio, inspirado na cozinha italiana.
Conhecem o Palácio?
Mas antes de vos relatar a experiência gastronómica que tive, vou-vos fazer uma breve apresentação deste espaço tão agradável e acolhedor, no coração de Lisboa.
Breve História do Palácio
O Palácio Chiado, também conhecido como Palácio Quintela foi construído em 1781. Aqui podiam encontrar a Aristocracia e “Bons Vivants”, em opulentos Bailes e Banquetes, ou apenas a apreciar obras de arte inéditas.
Curiosidades
Sabiam que foi neste Palácio que tiveram origem expressões como “farrobodó” ou “à grande e à francesa”? Sim é verdade. E claro que sendo eu uma curiosa com a origem das expressões populares, fiquei maravilhada. E aqui fica a explicação de como surgiram estas duas expressões.
Em 1801 nasce, no Palácio o futuro 2º Barão de Quintela, também batizado Joaquim Pedro de Quintela, 1.º Conde de Farrobo. Apesar da relevância na vida política, social e cultural de Portugal, será para sempre lembrado pelos seus excessos. E associado ao Palácio nasce a famosa expressão “farrobodó”. (Até hoje achava que a expressão era “forrobodó”, agora já sei de onde deriva).
Em 1807, durante os nove meses que durou a primeira invasão francesa, o General Junot instalou-se no Palácio Quintela, na Rua do Alecrim. Ostentação era a palavra de ordem, vivendo à grande e à francesa. Surgindo assim a famosa expressão “à grande e à francesa”.
As várias “facetas” do Palácio
Ao longo dos anos o Palácio teve várias facetas. Foi alugado ao Cônsul de França, funcionou como Grémio Literário, e em 1970 uma parte do Palácio Quintela é arrendada ao IADE. O Instituto de Arte e Decoração.
Em 2014 O Palácio Quintela renasce pela mão de três sócios que viram no Palácio a oportunidade de desenvolver um conceito original e inédito em Lisboa. A prioridade foi dada ao restauro das pinturas e vitrais, mantendo os traços originais e sendo fiel ao passado histórico.
O projeto de arquitectura ficou a cargo de Frederico Valsassina. E a decoração do espaço foi feita pela arquitecta Catarina Cabral, onde o desafio foi encontrar peças que pudessem integrar o ambiente do Palácio sem se sobreporem à imponência dos seus detalhes e frescos.
Em 2016 o renovado Palácio Chiado, abre novamente as suas salas ao público e torna-se um espaço de referência na Capital.
O Palácio – O Conceito
Entre obras de arte e frescos oitocentistas, o Palácio Chiado tem à vossa disposição seis conceitos gastronómicos distintos, complementados ainda por dois Bares e uma Confeitaria.
O Palácio é constituído por 2 pisos. No primeiro piso, quando entram, têm o Hall, os Wc’s, a cozinha e um dos Bares.
Uma escadaria maravilhosa leva-nos até ao segundo Piso e às próximas salas.
No cimo da Escadaria temos o Foyer, a sala onde podem encontrar a famosa escultura do Leão suspenso, e onde almocei. Têm ainda a Sala Quintela, Uma sala particular, que pode ser alugada para eventos, e com capacidade para 15 a 25 pessoas. A Sala das Sabinas, a Sala de Baile e a Sala Árabe.
É no segundo piso que também fica o segundo Bar do Palácio.
Qualquer que seja a sala da vossa eleição, têm o menu integrado, que conta com as propostas dos seis espaços. Farrobodó, SEA, Local Chiado (by Local Your Healthy Kitchen), Meat Bar, Barra, Rosmarino e Confeitaria do Palácio. O serviço de bar ficou a cargo da parceria com o Ás de Copos.
A vossa refeição será sempre acompanhada pelas obras de arte e arquitetura incríveis. E até 30 de Junho de 2018 podem ver as pinturas do artista Sícho nas várias salas do Palácio.
Até a decoração dos Wc’s é original e criativa.
O Novo Conceito Rosmarino – O melhor de Itália com um Toque Português
Agora passamos ao que me fez vir ao Palácio desta vez. O novo conceito Rosmarino, e que passa a fazer parte das escolhas gastronómicas disponíveis no menu do Palácio. E agora que já vos fiz a apresentação do Palácio, não têm mesmo desculpa para não vir conhecer este novo conceito.
Inspirado nas raízes da cozinha italiana, Rosmarino é o espaço de eleição para degustar os melhores ingredientes e sabores de tão emblemática gastronomia.
Cheguei por volta das 12h30m e fui muito bem recebida pelo funcionário que procurou a minha reserva e me deu a indicação de como chegar até ao Foyer, a sala onde está a estátua do leão, e que é a minha favorita. Fiquei o almoço todo maravilhada, tanto com a gastronomia, como com a arquitetura e decoração, tanto da sala como de todo o palácio. Sim porque antes e depois do almoço dei uma volta pelas outras salas, para admirar a exposição de pintura e toda a envolvência do Palácio. Seria uma pena não o fazer.
A Comida italiana é uma das minhas perdições. Para entrada escolhi uma Focaccia com Alecrim (com mousse de requeijão, tomate seco e manjericão), que foi o inicio perfeito para esta refeição. Avizinhava-se uma experiência gastronómica fantástica.
Para Prato Principal, foi difícil escolher entre as várias Pastas e Risottos, o que significa que vou ter de voltar várias vezes para experimentar os outros pratos.
Mas enquanto bebia um sumo de laranja natural e uma água, que finalmente parece que o verão decidiu aparecer, decidi escolher uma Pasta. E a eleita foi um Tagliolini Nero, com camarão, amêijoas e alho. E não me arrependi. Condimentado Q.B. e com um aroma e sabor a verdadeira Itália. Afinal Itália é como vocês já sabem o meu país de eleição.
A sobremesa ficou a cargo da Confeitaria do Palácio, porque ainda não têm disponíveis os doces típicos Italianos. E apesar de eu não ser uma amante de doces, fiquei completamente rendida a esta mousse de ovos moles, uma bomba calórica que vale cada caloria. Sem dúvida que está entre os melhores doces que já provei.
E se com isto ainda não estão rendidos ao Palácio Chiado, então não têm salvação gastronómica possível 🙂
Preço
O preço médio por refeição ronda os 20€/30€. Dependendo sempre do que escolherem para beber.
Como Chegar
Têm perto o Metro da Baixa-Chiado e do Terreiro do Paço. Se quiserem levar o carro, já sabem que estacionar na zona do chiado é uma aventura e o melhor será deixar o carro num parque de estacionamento. Podem sempre apanhar um Uber ou um Táxi. opções de como chegar é o que não falta.
Localização
Planeia a Tua Viagem e Poupa com estas Plataformas:
Estas são as plataformas que eu uso nas minhas viagens e confio. Só tens de clicar nestes links antes de planeares as tuas viagens. Estes são recursos para te ajudar no planeamento das tuas próximas aventuras.
Não pagas mais por usar estes links, e em alguns casos beneficias de descontos (sempre que assinalado) por seres meu leitor.
Seguro de Viagem Heymondo (5% de Desconto com este link)
Reserva o teu Hotel ou Hostel ao melhor preço.
Aluga um Carro com as melhores tarifas
Reserva um Táxi de/para o Aeroporto de forma rápida
Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide e a Tiqets
Descobre as melhores atividades ao Ar Livre com a Manawa
E-Sim(cartão de dados virtual) da GigSky - 5% de Desconto com o código LOVELYLISBON
Trata do teu Visto com o I-Visa
Descobre os melhores Voos
Viagens em Grupo - Vem Viajar Comigo
Leave a Reply