Ah e tal… é só um dia de consumismo…
Ok, já sei que o dia da mãe é todos os dias… E é mesmo, assim como todos os dias devem ser das pessoas que amamos. Mas por vezes esquecemos-nos um bocadinho disso… ou porque estamos assoberbados com os afazeres do dia a dia, ou porque temos as “nossas” pessoas sempre por perto e acabamos por tê-las como garantidas (ninguém pensa no dia em que já não terá por cá os pais ou os avós, ou melhor, ninguém quer pensar muito sobre isso… e realmente não vale a pena, porque não depende de nós. O que depende de nós é a forma como as tratamos).
Por isso acho que faz sentido quando homenageamos alguém que nos é querido.

Os Presentes
As opções de presentes para as mães são infinitos, mas o presente ideal para a vossa mãe só vocês que a conhecem, podem saber qual é. Eu posso dar uma ajuda com algumas ideias, umas mais obvias e conservadoras, outras mais arrojadas e “fora da caixa”, para as mães mais aventureiras.
No meu caso a minha mãe não ligava nenhuma a presentes, mesmo! Era aquela pessoas que até ficava meio sem jeito quando recebia um presente. E depois era realmente difícil encontrar alguma coisa material que ela realmente desejasse. Muitas das vezes eu e o meu irmão compravamos as prendas em conjunto, e normalmente em vez de presentes materiais, oferecíamos experiências. Por exemplo um passeio, uma viagem, um almoço ou jantar num sítio especial. Tentávamos sempre que fosse algo que ela realmente gostasse e não apenas oferecer um presente porque era o dia da mãe. E já sabíamos que se fosse para passear, maravilha! A mãe já estava com um pé na rua, pronta para sair 🙂 como costumávamos dizer.

Então para mim, o presente ideal seria sempre uma viagem ou escapadinha de fim de semana, almoço ou jantar num sítio bonito, mas lá está isto porque a minha mãe adorava viajar e passear, e neste aspecto eu sou igualzinha a ela. Então mas para quem tem gostos diferentes, e ok nem sempre o orçamento permite viagens ou fins de semana fora, aqui ficam algumas ideias 🙂
Ideias de Presentes
Então há aqueles presentes que podem dar a pessoas com praticamente todos os gostos, só mudam o tema. Que são por exemplo:
- Livros (claro que a pessoa tem de gostar de ler), e depois adaptam ao gosto de cada um. Se gosta de moda oferecem um livro sobre moda, se gosta de cinema um livro sobre cinema e por aí adiante.
- Workshops (aqui, a pessoa tem de gostar de participar em atividades e interagir com outras pessoas, senão vai ser um pesadelo). Existem workshops literalmente para todos os gostos, desde os mais técnicos aos mais lúdicos. Desde culinária a cerâmica, até aqueles que dão dicas e ideias de passeios, como o que vou fazer dia 27 de Maio e que pode ser um bonito presente para o dia da mãe 🙂 Workshop Lovely Lisbonner – Ideias de Passeios e Snacks para levar, Saudáveis e Económicos.
Para quem gosta de experiências em vez de “coisas”, temos:
- Uma Viagem ou Escapadinha de Fim de Semana, e aqui o ideal é terem o vosso pai ou marido da mãe (no caso de divorciados) como vosso cúmplice, participa na viagem, ajuda na organização e contribui nas despesas.
- Um Almoço, Lanche ou Jantar, num local especial para a vossa mãe, ou num novo local a que ela nunca tenha ido. Por exemplo um dos restaurantes do Chef Avillez.
- Workshops, que já falei.
- Uma Experiência diferente,
- Saltar de Pára-Quedas
- Andar de Balão de Ar Quente
- Fazer uma Aula de Tango
- Etc,… (A lista é interminável, de tal forma que acho que vou escrever um post mesmo só sobre isto)
- Um passeio, a um local que não fique muito longe (deixo aqui alguns exemplos, claro que o longe ou perto depende sempre do local onde vivem, mas aqui os exemplos são partindo do pressuposto que estão em Lisboa ou arredores e depois adaptam à vossa realidade)
- Ericeira (e aproveitam para almoçar um peixinho, num dos maravilhosos restaurantes)
- Sesimbra (outra vez opções de peixe para o almoço ou jantar)
- Sintra (aqui não deixem escapar os travesseiros da Piriquita)
- Berlengas (convém marcar com antecedência, e têm todas as informações neste Post Berlengas, Um Paraíso aqui tão perto!)
- Um espetáculo, podem oferecer os bilhetes ou oferecerem os bilhetes e a vossa companhia. Alguns exemplos,
- Theater
- Exposições, a World Press Photo está patente no Museu Nacional de Etnologia até dia 21 de Maio de 2017.
Para quem é mais conservador e tradicional, há os presentes ditos tradicionais, em que podem sempre dar um toque de originalidade Q.B. Deixo-vos com mais alguns exemplos:
- Perfume
- Roupa e Sapatos
- Vouchers de Massagens e Tratamentos de Beleza
- Livros
- Cd’s
- Peças decorativas
- Bombons e Flores
Para quem vai estar longe da mãe, podem mandar entregar um ramo de flores, eu já fiz isso e a minha mãe adorou a surpresa. (E acho que a grande maioria das pessoas gosta de receber flores, estarei enganada? Eu adoro!), e claro fazer uma chamada por skype.

E mais importante, um Grande Beijinho e um abraço daqueles que sabem tão bem. Não há colo como o da nossa mãe…tenhamos 4, 14 ou 40 anos… Eu não resisti a partilhar com vocês as fotos da minha mãe neste post 🙂
Espero que tenham gostado, um feliz dia da MÃE e até ao próximo Post.
Plan your trip and save with these platforms:
These are the platforms I use on my trips and trust. All you have to do is click on these links before planning your trips. These are resources to help you plan your next adventures.
You don't pay any more for using these links, and in some cases you benefit from discounts (where noted) for being my reader. And I get a small commission.
Book one Hotel at the best price
Travel Insurance Heymondo (5% Discount with this link)
Rent one Car with the best rates
Discover the best attractions with GetYourGuide
Discover the best Flights
Lockers to store your luggage in Bounce
E-Sim (virtual data card) from GigSky - 5% Discount with code LOVELYLISBON
Leave a reply