Padroeiro de Lisboa
A História por trás do Santo
O dia de Santo António sempre teve um significado muito especial na minha casa e na minha família, é o dia de aniversário da minha mãe e este sempre foi o seu santo de eleição. A minha mãe faleceu em 2014, e desde aí que esta época dos santos me deixa um pouco nostálgica. Morámos numa casa que tinha o Santo António à porta, mera coincidência (ou não, que sou muito céptica com esta coisa das coincidências… bem adiante) quando fomos para lá morar o santo já lá estava. Em 1998 depois do meu pai falecer fizemos a nossa primeira viagem só nós as duas, e fiz questão que fosse a um local que a minha mãe sempre tivesse sonhado em conhecer, Veneza. Então organizei tudo para fazermos um circuito em Itália, que incluía Veneza e também Pádua, e assim podíamos conhecer a cidade onde o Santo António desenvolveu o seu trabalho e visitar a sua Basílica.
Mas imaginam que só há alguns anos é que visitei a Igreja de Santo António em Lisboa e o seu museu? A visita à Igreja é gratuita e podem também visitar a cripta onde nasceu o Santo António. Mesmo ao lado fica o Museu e a entrada é paga. No museu encontram à venda vários artigos alusivos ao santo e à cidade de Lisboa.
Espero que tenham gostado, bons passeios e até ao próximo post.
INFO:
Igreja de Santo António de Lisboa – SITE
Localização
Lisboa Freguesia: Santa Maria Maior
9° 8′ 1.22” W
Planeia a Tua Viagem e Poupa com estas Plataformas:
Estas são as plataformas que eu uso nas minhas viagens e confio. Só tens de clicar nestes links antes de planeares as tuas viagens. Estes são recursos para te ajudar no planeamento das tuas próximas aventuras.
Não pagas mais por usar estes links, e em alguns casos beneficias de descontos (sempre que assinalado) por seres meu leitor.
Reserva um Hotel ao melhor preço
Seguro de Viagem Heymondo (5% de Desconto com este link)
Aluga um Carro com as melhores tarifas
Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide
Descobre os melhores Voos
Cacifos para guardares a tua Bagagem na Bounce
E-Sim(cartão de dados virtual) da GigSky - 5% de Desconto com o código LOVELYLISBON
Discover more from Lovely Lisbonner
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
É verdade, as boas memórias são tudo.Beijinho Grande
Vai adorar de certeza 🙂 este santo tem feito muito sucesso nas redes sociais e aqui em casa e há de todas as cores e de vários tamanhos.Beijinhos
Acho que a maioria das pessoas visita a sé e esta igreja como está um pouco mais escondida acaba por não ser tão visitada. Isto é o que eu penso, pelo que me têm dito, não tenho dados oficiais.Beijinhos
Angie vem me visitar que eu te ofereço um santo destes ;)Beijinhos
Pois, acontece, e eu que visitei em Itália antes de visitar em Portugal :)Beijinhos
Nunca assisti ao acender das velas, fica para o próximo ano ;)Beijinhos
A sério?!!! Não fazia ideia que o Santo António era padroeiro de mais cidades, estamos sempre a aprender :)Beijinhos
É uma igreja pequena, quando comparada com a Basílica de Santo António em Pádua, claro, mas que vale muito a pena a visita.Beijinhos
Quando os lugares ficam associados a memórias tão especiais, realmente, ganham outro significado nas nossas vidas, não é mesmo?E eu nunca tinha visto um santo cor de rosa. Que demais!rsBeijo!
Que diferente esse santo rosa! Confesso que é a primeira vez que vejo um assim! Qdo for a Lisboa, vou querer conhecer e comprar um santo para minha avó, tenho certeza que ela vai adorar!
eu conheço Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis no Brasil! pelo que eu li, a catedral é a unica no BR “com este santo” pois todas as outras estão em Portugal. É um bairro de muita influência portuguesa e açoriana :)adorei esse santo rosa, quero um!
Também só da última vez que fui a Lisboa é que visitei essa igreja. Estava precisamente na altura das festa de Santo António e por isso com mais vida e mais gente. Aliás, nessa estátua do santo estavam dezenas de velas. É uma igreja bonita.
Também visitei a Basílica de Santo Antônio em Pádua, na Itália, sem saber que o santo era português! Na próxima viagem a Lisboa, vou conhecer a Igreja 🙂
Olá Sónia. E se a visita for durante as comemorações do Dia de Santo António ainda mais giro. 😉 Na noite de Santo António acho muito bonito o acender das velas no largo da igreja. Ainda tenho em falta é a visita ao interior e não sabia que havia um museu. Vou aproveitar a tua dica e fazer uma visita!
Que lindo post! Eu também sou devota de Santo Antonio, nasci em Americana, uma cidade no interior de São Paulo no Brasil, que o tem como padroeiro. Muito emocionante o post!! Parabéns
Pois… Por terem tantas memórias associadas aos santos populares é que os lisboetas os consideram tão importantes. Da próxima vez que for a Lisboa tenho de passar por essa igreja. Obrigado pela dica.