No passado dia 5 de Maio, fui até Viena de Áustria numa viagem de 5 dias. Viajei na TAP e comprei a passagem aérea online no site da TAP. Reservei o hotel através do Booking e fiquei no Fleming’s Deluxe Hotel Wien-City Vienna.
Viena é uma cidade que está na minha lista de cidades europeias a visitar desde sempre, acho que muito pela influência dos vários filmes que vi em criança sobre a Imperatriz Sissi, e no meu imaginário quando pensava na Imperatriz pensava na actriz Romy Schneider.
Não é uma viagem barata, mas vale a pena por todo o seu esplendor arquitectónico, pelos majestosos palácios da dinastia Habsburgo, pelos seus cafés e esplanadas, as famosas “Viennese Coffee Houses” onde terá de experimentar a “Sacher-Torte Chocolate Cake” e o famoso “Apfelstrudel”. Recomendo o café Demel, outrora a pastelaria que fabricava os doces para a casa real, e o café Griensteidl, ambos perto do palácio Hofburg. Vale também a pena pelos seus seus jardins e por toda a importância que esta cidade teve na história da Europa.
Para quem gosta de história esta é uma cidade imperdível, os Palácios Hofburg e Schonbrunn são visita obrigatória e a sensação que temos é que a qualquer momento vai sair de uma porta o Imperador Francisco José I da Áustria ou a sua esposa Isabel da Áustria (Sissi).
Os palácios estão magnificamente preservados e as mobílias, quadros e todos os objectos e utensílios são ou originais ou replicas fieis. A visita a estes dois Palácios inclui um audioguia, disponível em várias línguas mas não em português. No Palácio Hofburg, a residência de inverno da família real, encontram-se hoje, entre outros, o Museu dedicado à Imperatriz Sissi, a escola Espanhola de Equitação (cavalos Lipizzaner), e os jardins Burggarten e Volksgarten. No palácio Schonbrunn, a residência de verão da familia real, podemos visitar 40 das 140 salas do palácio, os magníficos jardins que fazem lembrar Versalhes, o jardim zoológico ou admirar as 32 estátuas de pedra mitológicas.
Imprescindível será também fazer um passeio de barco no rio Danúbio, ir a um concerto de música clássica, fazer um passeio de charrete, jantar um “Wiener Scnitzel” num restaurante típico Austríaco (recomendo o Figlmuller), visitar o Museumsquartier e a Praça Maria Teresa, visitar o Museu Albertina e subir os 344 degraus da Catedral de Santo Estêvão (Stephansdom).
O clima esteve óptimo durante a nossa estadia, senti que era uma cidade calma e segura, com uma boa rede de transportes e as ruas limpas. Existe Wi-Fi gratuito em vários pontos da cidade, nos monumentos e na maioria dos restaurantes e cafés.
O que menos gostei e os únicos pontos negativos que tenho a apontar foram falta de organização, tanto nas nas filas em geral, os Vienenses não têm a noção do que é “fazer uma fila”, como a nossa experiência com a empresa “Vienna Sightseeing Tours”, onde comprámos o bilhete de 72 horas (para andar no autocarro “hop on hop off”, fazer o passeio de charrete, o walking tour e o passeio no Danúbio), primou pela desorganização e falta de atenção ao cliente. Desde falta de indicações precisas sobre o local onde embarcar, até não quererem cumprir o horário porque “a colega nesse dia estava muito cansada”… Entre outras peripécias que podem acompanhar nos vídeos no canal de youtube e nos próximos Posts. Achei também que há falta de solidariedade, senti que era um pouco o “salve-se quem puder”, não encontrei o espírito de entreajuda de outras cidades onde as pessoas param para nos ajudar e dar indicações.
Esta foi a minha impressão sobre esta magnifica cidade, com os seus pontos positivos e negativos e uma visão geral sobre a minha viagem de 5 dias, nos próximos Posts vou fazer a descrição pormenorizada por dia de viagem. Sem dúvida uma cidade a visitar.
Espero que tenham gostado, Boas Viagens e até ao próximo Post.
Planeia a Tua Viagem e Poupa com estas Plataformas:
Estas são as plataformas que eu uso nas minhas viagens e confio. Só tens de clicar nestes links antes de planeares as tuas viagens. Estes são recursos para te ajudar no planeamento das tuas próximas aventuras.
Não pagas mais por usar estes links, e em alguns casos beneficias de descontos (sempre que assinalado) por seres meu leitor.
Seguro de Viagem Heymondo (5% de Desconto com este link)
Reserva o teu Hotel ou Hostel ao melhor preço.
Aluga um Carro com as melhores tarifas
Reserva um Táxi de/para o Aeroporto de forma rápida
Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide
Descobre as melhores atividades ao Ar Livre com a Manawa
Trata do teu Visto com o I-Visa
Descobre os melhores Voos
Bilhetes de Comboio, Bus e Ferry com a Omio
Cacifos para guardares a tua Bagagem na Bounce
Viagens em Grupo - Vem Viajar Comigo
Voo Atrasado ou Cancelado - Vê se tens direito a compensação com a AirHelp
E-Sim(cartão de dados virtual) da GigSky - 5% de Desconto com o código LOVELYLISBON
Obrigada Itamar, é mesmo as filas lá são um desespero…
Eu achei os 5 dias suficientes, consegui ver quase tudo o que queria. Só ficou a faltar uma ida à ópera.
Fica sempre algo por ver, mas assim temos sempre bons motivos para voltar 🙂
Que bom Ana 🙂 Obrigada
É um bom motivo para voltar 🙂
É um passeio bonito mas tem de se ter atenção aos horários.
Os cafés são mesmo imperdíveis. Obrigada 🙂
Que bom Giulia 🙂 obrigada
Os doces são mesmo de perder a cabeça 🙂 ganhar alguns quilos.
Muito legal, parece ser uma cidade muito interessante e com uma gastronomia maravilhosa! Que pena que uma cidade tão bonita tenha um povo que não respeita filas! Obrigado pelo post!
De facto Viena é uma cidade com muito para ver e parece-me que um roteiro de 5 dias será suficiente. Só estive na cidade uma vez, mas não deu para conhecer muitos destes spots imperdiveis!
Ótimo post. Viena é realmente linda. Estive duas vezes a visitando, mas ainda falta tanta coisa para ver e conhecer. espero retornar em breve! beijos =)
Viena é uma das cidades européias que está na minha wishlist de viagem. Sonho em visitá-la desde minha adolescência quando vi aqui um programa de Tv que mostrava a cidade. Desde então a vontade só fez crescer, mas a oportunidade ainda não apareceu.
Há tempos, Viena está na minha lista de lugares pra conhecer, mas acabo sempre colocando outras prioridades. Sem dúvida que depois desse post, me estimulei para ir logo pra lá! Obrigada! 🙂
Nunca visitei Viena, mas fiquei curioso em conhecê-la. Os cafés são famosos por terem muitas opções de acompanhamentos. Ótimo artigo!
Viena também está na minha lista faz tempo. Adorei seu artigo e já anotei todas as dicas! Demais!
Realmente parece que há bastante opções e bons programas em Viena. Para quem é uma apaixonada de Sacher Torte, como eu, será como estar em um pedacinho de paraíso.
Eu estive em Viena e não fiquei tanto tempo, mas achei a cidade muito linda! Não fiz o passeio no rio Danúbio, mas espero poder um dia voltar e fazer esse passeio.
Gosto de Viena e já lá estive a passar algum tempo. É realmente uma cidade interessante. Tenho de fazer o passeio de barco… ficou a faltar