Conhecer a Lisboa Judaica
Hoje vamos conhecer a Lisboa Judaica. Aceitei o convite da Andreia Salvado da Oui Go Lisbon, uma empresa que organiza passeios com base em romances históricos. E a partir do Livro de Richard Zimler, “O Último Cabalista de Lisboa” vamos à descoberta da Lisboa de 1506 e das referências judaicas que fazem parte da cidade.
Embora o passeio tenha por base o livro, a sua leitura não é imprescindível para quem quer fazer o passeio. Eu por exemplo não tinha lido, mas o passeio despertou-me a curiosidade e acredito que aconteça o mesmo a quem faz o passeio sem ter lido o livro. Algumas pessoas que fizeram o passeio e já tinham lido o livro disseram-me que o releram antes do passeio, outras disseram que iam ler novamente. Por isso acredito que vos aconteça o mesmo. Assim que o passeio terminou fui à procura de uma livraria. E só descansei quando o comecei a ler.
Fazem ideia do que estou a falar?
Quantos de vocês já passaram pelo largo de são Domingos, em Lisboa e repararam na estrela de David? Sabem a que se refere este monumento? É o monumento em memória dos judeus assassinados durante os 3 dias de abril, na Páscoa de 1506. O monumento fica perto da Igreja de São Domingos, no Largo com o mesmo nome.
Pequeno Enquadramento Histórico
Estamos na Lisboa quinhentista, onde há uma profunda desigualdade social. Há peste, seca e fome. A igreja impõe a religião católica, e muitos Judeus foram obrigados a converterem-se ao cristianismo para sobreviverem, os chamados cristãos-novos. A comunidade judaica era auto-suficiente e vivia dentro das judiarias, a grande judiaria e a pequena judiaria.
Os frades da Igreja de São Domingues incitaram a população à violência contra os judeus, acusando-os pelas desgraças, como a seca, a fome e a peste. Num ato de intolerância, fanatismo e ganância. Estima-se que foram massacrados entre 2000 a 4000 judeus, no percurso que vai do Largo da Igreja de São Domingos até Alfama.
O Passeio
O passeio tem cerca de 2 horas, ficamos a conhecer onde se situavam as Judiarias. A Grande Judiaria, entre a Rua da Prata e a Rua dos Fanqueiros. E a Pequena Judiaria que ficava entre a Igreja de São Nicolau e a Igreja da Madalena. O percurso termina exatamente nas escadinhas da Igreja de São Miguel, onde tiramos a foto de grupo, e que segundo o romance fica perto da casa onde morava o protagonista do livro. Aqui no Largo de São Miguel está prevista a construção do museu judaico, que entretanto tem as obras embargadas devido aos protestos dos moradores.
A nossa guia, a Andreia Salvado é professora e investigadora e delineou este percurso inicialmente para explicar aos seus alunos os acontecimentos trágicos que tiveram inicio no local onde se inicia o passeio. Antes de começarmos é-nos entregue um mapa onde está assinalado todo o percurso que vamos fazer.
Quem pode Participar?
Basicamente qualquer pessoa que tenha vontade de aprender e de passear, e que consiga fazer uma caminhada de 2 horas pelas ruas de Lisboa.
É-nos feito um enquadramento histórico ao longo de todo o percurso, que inclui o trajeto narrado no livro pelo seu protagonista Berequias Zarco.
O que preciso para Participar?
- Inscreverem-se no Passeio – Bem, primeiro que tudo é necessário reservar o lugar no passeio através do envio do e-mail, que deixo na caixa de informações do Guia Prático, no final do Post. (Indispensável)
- Calçado e roupa confortáveis (Aconselhável)
- Vontade de andar (Indispensável)
- Boa Disposição (Aconselhável)
- Garrafa de água (Aconselhável)
- Chapéu (de sol no verão e de chuva no inverno) (Aconselhável)
- Máquina Fotográfica (Aconselhável)
Para Participarem só precisam mesmo de se inscreverem, tudo o resto que refiro são dicas que considero importantes para tornarem o vosso passeio mais agradável.
Espero que tenham gostado, Bons passeios e Até ao próximo Post.
Deixo-vos o GUIA PRÁTICO com todas as informações que precisam, caso queiram fazer o passeio. Já conheciam este episódio da nossa história? Contem-me tudo nos comentários.
Guia Prático:
Ponto de Encontro: Largo de São Domingos, junto à estrela de David. Em Lisboa. Portugal
Como Chegar: Metro – Estação Restauradores – linha azul
Passeio: “Conhecer a Lisboa Judaica”
Descrição do Passeio: Visita, Lisboa Judaica: baseia-se no romance de R. Zimler, o último cabalista de Lisboa. Num percurso de 2h, viaja-se pelas judiarias de Lisboa do século XV e recria-se o massacre de 1506.
Planeia a Tua Viagem:
Viaja em Segurança com 5% de desconto no teu seguro de viagem da Heymondo
Dorme tranquilo e Reserva um Hotel com Booking.com
Aluga um Carro com a Discovercars
Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide e a Tiqets
O teu Material de Viagem e a tua Roupa na Decathlon
Leave a Reply