Berlengas! O Paraíso Existe…
Há imenso tempo que queria visitar as Berlengas. Finalmente no Domingo passado, fui com alguns amigos conhecer este paraíso. Tivemos imensa sorte com o dia. O mar estava bom para navegação o que nem sempre acontece, uma vez que é muito dado a “humores” 🙂
O Passeio
Adoro passear e participar nestas actividades. Mas organizar estes eventos não me dá prazer nenhum. A minha amiga Anabela organizou tudo, e só tenho de lhe agradecer porque foi um dia em cheio.
Local lindo, óptima companhia e condições atmosféricas favoráveis, o que se pode pedir mais? Nada. Tudo maravilhoso! E Anabela, agora que descobrimos os teus dotes de organizadora vamos “exigir” a organização de mais passeios 😉
O Mar
As condições do mar influenciam muito o sucesso do passeio. Por isso obtivémos previamente no local de embarque, todas as informações.
Sobre qual seria o melhor dia para fazer o passeio, e qual o melhor horário para reservar o barco, que nos levaria até à Berlenga grande, a única Ilha habitável do arquipélago que é constituído por 3 ilhas. A Berlenga Grande, Estelas e Farilhões, e de acordo com as previsões meteorológicas seria no domingo pela manhã.
Chegar à Ilha
Existem várias embarcações que fazem o transporte para a ilha. Sempre com o horário de partida e regresso marcados. Só é possível permanecer na Ilha durante 5 horas, uma vez que só podem estar na ilha até 300 visitantes por dia.
Tem aproximadamente 1,5 kms de comprimento, fica a 10 kms do Cabo Carvoeiro, e é desde 2011 considerada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO. A Berlenga Grande divide-se em duas partes, quase totalmente separadas por uma falha sísmica. Que a norte deu origem ao chamado Carreiro dos Cações e a sul ao Carreiro do Mosteiro.
Como ir?
Preferimos ir num barco mais pequeno e mais rápido. Como éramos 10 fomos numa lancha com capacidade exactamente para 10 pessoas. Muito confortáve,l com os guias muito simpáticos Bruno e Diogo.
Quanto Custa e Onde Comprar os Bilhetes?
O trajecto teve um custo de 22€, e a visita às Grutas foi 6€. Pode à partida parecer um valor elevado, mas acreditem que vale cada euro.
Comprámos os bilhetes do trajecto e da visita às grutas no Stand N.º8-Peniche, no porto de Peniche e já tínhamos reservado os bilhetes no dia anterior.
O pagamento tem de ser efectuado em dinheiro, não aceitam multibanco. Partimos às 9h30m da manhã, com regresso marcado para as 15h00m.
E a visita às grutas, a partir do porto de embarque da Berlenga Grande às 11h00m.
O Trajeto
O trajeto demora cerca de 30 minutos nos barcos rápidos. O que nos permitiu chegar à Ilha antes da enchente de pessoas e tomarmos banho numa praia praticamente deserta. Só com a companhia das gaivotas.
Os primeiros 15 minutos do trajeto são tranquilos. E tal como os nossos guias já nos haviam avisado, só sabemos como está o mar quando passamos ao largo do Cabo Carvoeiro.
Sorte a nossa que o mar estava de feição, mas mesmo assim houve alturas em que fez “impressão”. Tal como vão poder ver no vídeo do passeio, que partilho no fim do post.
Na Ilha…
Ao chegar ao porto de embarque/desembarque da Berlenga a sensação que tive foi que estava a olhar para uma praia na Tailândia, sim é mesmo verdade… a cor magnifica do mar, o enquadramento nas rochas, lembrou-se o filme “a praia” com o Leonardo Di Caprio.
Depois, o som das gaivotas, a luz do sol reflectida na água…cada vez que me lembro tenho um sentimento de pura felicidade. Contemplar o belo é das coisas mais magnificas que existem.
Paisagens, adoro perder o olhar em lugares fabulosos, a beleza é isto, pelo menos para mim é isto, e é das coisas que mais aprecio na vida, contemplar a maravilhosa natureza.
E a Água?
Não gosto de água fria, mas com um cenário destes estive “de molho” bastante tempo, e acreditem que a água aqui não é fria…é gelada!!!
Mas como não tomar banho neste paraíso? Impossível.
As Grutas
O passeio às grutas começou às 11h00m com embarque no porto, fica logo ali, é só subir umas escadas e andar num carreirinho. Que quem tem vertigens vai ter muita dificuldade em atravessar.
O barco que fez o passeio às grutas, tem o fundo em vidro para que possamos observar o fundo do mar.
Os nossos guias foram o Ricardo e o Toni, também muitos simpáticos e que nos ensinaram imensas coisas sobre a história da Ilha. E que nos mostraram um profundo amor e orgulho por este património, que tal como eles próprios dizem
“não é de ninguém, e é de todos ao mesmo tempo”.
Onde Comer…
Se quiserem fazer refeições na Ilha, têm dois restaurantes. Mas têm de ter atenção que em nenhum lugar da ilha se aceita pagamento com multibanco.
Nós optámos por levar o nosso lanche, para não perdermos tempo. Sandes, frutas, sumos, água e algumas guloseimas.
Íamos já munidos com sacos para guardar o nosso próprio lixo, que devem trazer convosco no regresso a Peniche, tal como pedem nos cartazes no porto da ilha. Respeitem as indicações e tenham em atenção que estão numa Reserva Natural.
Optámos por no fim do passeio às Grutas, ficar na Fortaleza de São João Baptista, agora transformado em pousada.
Fomos visitar a fortaleza, parámos depois numa enseada para almoçar e descansar um pouco à sobra, e depois subimos 300 degraus. Cada passeio que eu faço parece que os locais têm sempre imensos degraus…viram o vídeo de Viena de Áustria em que subo à Catedral de Santo Estêvão? Podem ver aqui.
300 Degraus…
No cimo dos 300 degraus, e sempre a contemplar uma paisagem de tirar literalmente o fôlego. Mais do que serem 300 degraus, o que dificulta a subida é o facto de serem muito altos.
Entramos na Reserva Natural das Berlengas. Agora sim é a altura para tirarem as fotos da vossa vida, mesmo que não sejam grandes fotógrafos, com esta paisagem vão de certeza conseguir fotos magnificas.
De Volta à Praia, e lugar para a toalha…
Agora é altura de descer novamente até à praia, passamos pelo bairro dos pescadores e pelo parque de campismo.
São 14h00m e o nosso barco vem às 15h00m para nos levar de regresso a Peniche. A praia agora está a abarrotar, o areal é minúsculo e a noção de praia cheia nunca mais vai ser para mim a mesma depois de ter estado nas berlengas.
Vocês deitam-se literalmente ao lado do vizinho do lado, e tem mesmo de ser porque não há mesmo mais espaço. Conseguimos estender as toalhas e antes de uma soneca de quase uma hora ainda me vou refrescar na água gelada.
Dizer Adeus
14h45m e o despertador toca para nos despacharmos, às 15h00m pontualmente os nossos guias estão à nossa espera para o regresso.
Vestimos os coletes salva-vidas e as capas de protecção para a água e regressamos sem percalços a Peniche. Na ilha podem também praticar mergulho e snorkelling.
Um Orgulho esta Beleza Natural
Já viajei bastante, mas este é sem dúvida um dos lugares mais belos onde já estive. E que orgulho que é no meu país.
Espero que tenham gostado, bons passeios, visitem a ilha. Tornem-se amigos da Berlenga e até ao próximo post.
Fica aqui o vídeo, e que também está disponível para assistir com o Google Cardboard. Se não sabem o que é podem ver AQUI, que explico tudo 🙂
Planeia a Tua Viagem e Poupa com estas Plataformas:
Estas são as plataformas que eu uso nas minhas viagens e confio. Só tens de clicar nestes links antes de planeares as tuas viagens. Estes são recursos para te ajudar no planeamento das tuas próximas aventuras.
Não pagas mais por usar estes links, e em alguns casos beneficias de descontos (sempre que assinalado) por seres meu leitor.
Seguro de Viagem Heymondo (5% de Desconto com este link)
Reserva o teu Hotel ou Hostel ao melhor preço.
Aluga um Carro com as melhores tarifas
Reserva um Táxi de/para o Aeroporto de forma rápida
Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide
Descobre as melhores atividades ao Ar Livre com a Manawa
Trata do teu Visto com o I-Visa
Descobre os melhores Voos
Bilhetes de Comboio, Bus e Ferry com a Omio
Cacifos para guardares a tua Bagagem na Bounce
Viagens em Grupo - Vem Viajar Comigo
Voo Atrasado ou Cancelado - Vê se tens direito a compensação com a AirHelp
E-Sim(cartão de dados virtual) da GigSky - 5% de Desconto com o código LOVELYLISBON
É as gaivotas são muitas mesmo :)Beijinhos
Muito obrigada Martinha 🙂 que palavras queridas. Que bom que tens gostado. Beijinhos
É preciso ter sorte com o mar ;)Beijinhos
Obrigada Simone 🙂 Beijinhos
Obrigada eu por seguir o Blog.Beijinhos
Foi uma agradável surpresa, não fazia ideia que fosse tão lindo. :)Beijinhos
Conheço várias pessoas a quem aconteceu o mesmo.Beijinhos
Sim é verdade :)Beijinhos
Muitas vezes deixamos para conhecer depois o que está mais perto.Beijinhos
Obrigada João, eu adorei, não estava nada à espera que fosse assim, fiquei maravilhada.Beijinhos
Já visitei as Berlengas há cerca de 5 anos e adorei. É um pedacinho de terra muito bonito com uma fortaleza espetacular e com muito significado histórico. Não gostei foi do numero excessivo de gaivotas…
Cada vez fico mais encantada com seus posts completíssimos de Portugal. E a vontade de conhecer estes destinos maravilhosos só aumenta. Parabéns!
Fui às Berlengas uma vez e o mar foi traquinas. :)É um passeio bem giro!
Que delícia de passeio. Não conheço, mas já anotei no meu caderno de dicas de viagens, para que se um dia eu tiver a oportunidade possa incluir no roteiro para conhecer!Gostei muito do post!
Mais um post com dica de um lugar lindíssimo. Vocês tem tanto lugar bonito que a cada dia que passa minha vontade de ir para Portugal só aumenta! 🙂 Obrigado por mais este post!
Uau, que lugar lindo!E o tempo colaborou né? Parece ter sido um ótimo passeio!Não conhecia essas ilhas, vão entrar na minha listinha de lugares para visitar! 😉
Que bonitas imagens! Engraçado dizer que o mar é de “humores”. É que quanto tive a viagem para as Berlengas marcada tive de desmarcar porque o mar estava muito agreste! Aliás, nesse dia ninguém andou de barco. Um dia tenho de lá voltar! 😀
Que passeio mais lindo! Fiquei feliz em saber, nunca tinha ouvido falar.Gostaria muito de conhecer algum lugar da costa de Portugal. Imagino que desde as grandes navegações, os portugueses tenham uma relação muito especial com o mar, né?
Tortura !! é mesmo o paraíso aqui tão perto que sou de Leiria e nunca lá fui ! Condeno-me a mim mesmo !
Adoro as Berlengas – é um dos tais destinos maravilha de Portugal. Devo dizer que só visitei há muito pouco tempo e por tal fiquei surpreendido por tamanha beleza. Excelente relato para quem estiver interessado em visitar e saber como é um dia nas ilhas. Obrigado