Desta vez fomos fazer uma viagem diferente, viajamos no tempo qual Marty Mcfly no Regresso ao Futuro (um dos meus filmes favoritos). Viajamos por Lisboa através das épocas, desde a sua fundação até aos dias de hoje. Na secção dedicada ao Terramoto de 1755 tivemos uma experiência imersiva, que ninguém irá esquecer.
O Lisboa Story Centre – memórias da cidade, está situado no Terreiro do Paço, entre os nºs 78 a 81. Teve a sua abertura em Setembro de 2012, e funciona das 10.00h às 20.00h (última entrada às 19.00h), todos os dias da semana.Trata-se de um equipamento interactivo que nos conta através das épocas, e de forma cronológica a história da cidade, focando os seus principais eventos, mitos e realidades, mas sempre sendo fiel ao rigor histórico.
Através de um sistema de audioguia, disponível em diversas línguas (Português, versão adulto e versão criança contada pelo Henrique, pelo Oli e pelo Zipo; Castelhano; Francês; Italiano; Inglês; Alemão; Russo; Mandarim e Japonês). Este sistema conta-nos a história, de forma automática à medida que passamos pelas diferentes salas.
São cerca de 60 minutos de uma viagem no tempo e no espaço, com apresentação de relatos e cenários dramáticos fiéis à época. Podemos sentir por exemplo, o ambiente de um armazém da Lisboa quinhentista.
O percurso da visita está organizado em 6 núcleos fundamentais, que falarei mais à frente. A sensação é a de que estamos dentro de um livro ilustrado que ganhou vida, através do uso de cenografia, multimédia e experiências sensoriais.
A visita pode ser complementada com a subida ao piso 1, onde se pode interagir com uma maqueta interactiva representativa do centro de Lisboa.
A saída do Lisboa Story Centre é feita através do posto de Turismo, e onde também se situa a loja do Lisboa Story Centre.
Planeia a Tua Viagem:
Viaja em Segurança com 5% de desconto no teu seguro de viagem da Heymondo
Dorme tranquilo e Reserva um Hotel com Booking.com
Aluga um Carro com a Discovercars
Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide e a Tiqets
Que interessante, Sónia! Estive em Lisboa recentemente e adoraria ter visitado esse lugar. Parece ser uma experiência realmente incrível. Por algum motivo, o Lisboa Story Centre me lembrou o Museu do Titanic na cidadezinha de Cobh, na Irlanda, já que também é um museu de imersão e interativo. Adorei a dica.
Acho que todos os lugares que tem historia deveriam te levar a um passeio assim como esse em Lisboa. Adorei as divisões dos núcleos, gosto de saber como tudo começou e os mitos. Adorei o post.
Por incrível que pareça, já fui à Portugal, mas não conheço Lisboa! Quando fizemos a nossa viagem, resolvemos explorar a região do Algarve. Mas já estamos planejando uma viagem para o ano que vem e o Lisboa Story Centre já entrou no nosso roteiro. Adoro esse tipo de passeio =)
Passei 12 horas em Lisboa porque um voo atrasou e me apaixonei pelo lugar e pelas pessoas – como é fácil encontrar gente que conhece a própria história! E esse post é uma prova disso. Quero muito voltar para conhecer a cidade e definitivamente o Story Centre já está na lista!
Nunca tinha ouvido falar desse centro interactivo no Terreiro do Paço. Realmente, existe cada vez mais oferta para os turistas e às vezes estas coisas passam ao lado de quem vive por cá. Obrigada pela partilha!!
Olá Sónia,Já conheço e realmente é muito interessante. Artigo interessante com explicação muito clara do que é esperado.
Que lindo passeio! É sempre bom resgatar o passado dos lugares! Adoro museus, adoro conhecer sobre o passado de cada lugar! Ótimo post!
OI Sónia.. que incrível este passeio. Ainda não conheço Lisboa. Acabei de voltar do Porto e Vale do Douro, e amei tudo, que já quero planejar outras idas a Portugal. É um belíssimo país. Beijos =)
Sim há muita gente que não conhece. É muito interessante.
Há museus em Lisboa extremamente interessantes para ficar a conhecer um pouco a história de Portugal. Mas este eu não conhecia. Tenho de fazer uma visita o mais depressa possível.
Eu amo Lisboa. Fui duas vezes para lá e fiquei fascinada, tanto por Lisboa, quanto por Portugal em si. Pena que não fui a esta atração. Fica a dica para a próxima viagem. Amei o post! Parabéns!