Uma Roadtrip até ao Alentejo
No mês passado, depois da azáfama da minha última viagem a Marrocos, em que fiz o Tour das Cidades Imperiais estava mesmo a precisar de descansar. Eu sei que parece uma contradição, então voltei de férias a precisar de descansar? Mas quem já fez um Tour sabe que não se descansa. Adoro fazer tours mas não são viagens para descansar. São viagens para conhecer muito em pouco tempo e dormir pouco. E depois desta viagem, estava mesmo a precisar de um fim de semana para descontrair e descansar. E nada melhor do que a bela região do Alentejo para nos proporcionar um fim de semana de descanso e boa gastronomia.
Booking.com
Porquê a Vila do Redondo?
Já tinha ouvido falar na vila do Redondo, e sabia que se situava no Alentejo, mas pouco mais do que isso. Foi só quando surgiu o convite da Maria do Carmo e do Silvestre, os proprietários do Alojamento Local O Barro, que tive curiosidade de conhecer mais sobre a Vila. E também sobre o próprio alojamento, uma vez que nunca tinha ficado num alojamento local.
Combinei com mais duas amigas, alinhamos agendas, e partimos rumo ao nosso tão querido Alentejo.
A Localização – A vila do Redondo
A vila do Redondo fica situada no Distrito de Évora, na região do Alentejo Central e é a sede do Concelho. Fica a sensivelmente 37 kms de Évora e tem cerca de 7000 habitantes. O Redondo é conhecido pelos seus vinhos e pelo Barro (daí também o nome do alojamento), pela gastronomia e pelas “antas”, monumentos megalíticos. A vila do Redondo é tão rica em história e cultura que vou escrever um artigo só dedicado à vila. Diz-se que o nome está ligado ao título lendário de Penedo Redondo, um Penedo que existia na muralha medieval original, redondo.
A formação administrativa da vila deve-se a D Afonso III em 1250, mas foi D Dinis que a mandou fortificar e lhe concedeu nova carta de foral em 1318.
A História do Local e os proprietários
A história da casa onde hoje funciona o alojamento, faz parte também da vida do proprietário, Silvestre. Que toda a sua vida morou numa das casas da mesma rua.
Era a casa de uma senhora da vila, para depois se tornar o Restaurante – O Barro. Por isso não se admirem se no GPS vos indicar o nome como restaurante o Barro, o amigo Google ainda não atualizou. (Eu verifiquei várias vezes a morada, com receio de ir parar a outro sitio, ahahah). Passados alguns anos o proprietário decidiu vender. Silvestre viu aqui para além de uma excelente oportunidade de negócio, uma oportunidade para preservar a alma alentejana num espaço cheio de história e todo ele decorado com peças originais da casa e da região.
O Alojamento
A casa tem dois andares. Com um pé direito bastante alto. Na entrada tem a sala com uma magnífica lareira, que deve ser um aconchego maravilhoso no inverno. Como fomos no verão não tivemos oportunidade de experimentar. Em Lisboa o verão este ano teima em não aparecer, mas no Redondo os termómetros quase chegaram aos 40 graus. Mas sem problema porque a casa tem ar condicionado.


Por toda a casa, nas paredes têm um pouco da história da vila e da própria casa. Fotos de épocas passadas e páginas de antigos cadernos escolares. E a placa com o nome do antigo restaurante também ainda lá está.

Há também pedras nas paredes próprias para deixarem a vossa mensagem, assim como um livro onde podem também escrever. E claro que também deixei a minha mensagem personalizada. Têm também uma mesa com imensa informação sobre a vila, locais a visitar, passeios a fazer e contactos de restaurantes. E na parede até têm uma placa com a senha do wi-fi, que está incluído no preço.

A Sala
A sala tem um grande sofá, onde pode dormir um adulto confortavelmente. A casa tem capacidade para 3 adultos. Tem um quarto com cama de casal no piso superior (ao estilo de mezanino), e os proprietários disponibilizaram-se para trazer um colchão de encher para a terceira pessoa. Mas achámos que não valia a pena. Têm também uma garrafeira excepcional e que nos disseram logo para aproveitar. Têm também Tv cabo.
A Cozinha
Ao fundo da sala têm a cozinha. E devo confessar que esta foi a minha parte favorita da casa. Sabem a cozinha que a vossa avó tinha? pois é isso mesmo. Uma cozinha toda catita, tipicamente alentejana. E a melhor parte? Cheia de comidinhas boas, tínhamos o frigorífico cheio e a despensa com tudo o que precisávamos para o pequeno-almoço da manhã seguinte e para o lanche. Pãozinho alentejano incluído.

A cozinha é completamente funcional e se quiserem podem cozinhar e fazer as refeições lá. Nós preferimos fazer as refeições fora e aproveitar a gastronomia alentejana.
Mas o pequeno almoço de domingo foi tomado em casa, com sumo das laranjas do terreno do Silvestre e da Maria do Carmo, torradas e o que mais a nossa fome e gula conseguiram aguentar. Soube muito bem este miminho e esta atenção.

O Quarto
No piso de baixo têm também o wc. Agora é altura de irmos até ao piso superior. Através de uma escada interior em pedra chegamos ao quarto de casal, onde temos à nossa espera produtos da Ritual e uma garrafa de porta da Ravessa de presente.

O quarto tem todas as comodidades, incluindo ar condicionado e uma cama tipicamente alentejana em ferro muito bonita. Toalhas, roupa de cama e cabides para pendurar a roupa.
Pontos a destacar
A flexibilidade com o horário de chegada e de partida. Como só conseguíamos chegar no sábado por volta da hora de almoço não houve qualquer problema e a Maria do Carmo foi ter connosco para nos receber quando chegámos. No domingo também fizemos o check out mais tarde sem qualquer problema, uma vez que não havia hóspedes a entrar naquele dia.
De salientar toda a simpatia com que fomos recebidas. Não só pela Maria do Carmo e pelo Silvestre, mas por todas as pessoas com que nos cruzamos na vila e com as quais interagimos.
O alojamento tem classificação de 9,9 no Booking.
Estacionamento gratuito na rua.
Os preços situam-se na faixa dos 60€/noite (valores de 2018) dependendo da época.
Contactos:
Sem dúvida um lugar a visitar. E vocês já conhecem o Redondo?
Espero que tenham gostado. Bons Passeios. Boas Viagens e até ao próximo destino.
Gostaste do Post? Guarda no Pinterest! Pin It!
Planeia a Tua Viagem e Poupa com estas Plataformas:
Estas são as plataformas que eu uso nas minhas viagens e confio. Só tens de clicar nestes links antes de planeares as tuas viagens. Estes são recursos para te ajudar no planeamento das tuas próximas aventuras.
Não pagas mais por usar estes links, e em alguns casos beneficias de descontos (sempre que assinalado) por seres meu leitor.
Reserva um Hotel ao melhor preço
Seguro de Viagem Heymondo (5% de Desconto com este link)
Aluga um Carro com as melhores tarifas
Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide
Descobre os melhores Voos
Cacifos para guardares a tua Bagagem na Bounce
E-Sim(cartão de dados virtual) da GigSky - 5% de Desconto com o código LOVELYLISBON
Discover more from Lovely Lisbonner
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Leave a Reply