• Menu
  • Menu

Paris em Estado de Sítio

Normalmente escrevo sobre coisas boas, que nos fazem felizes, viagens, passeios, amizade, mas hoje perante a tragédia do que se passou ontem não podia ficar indiferente. Visitei Paris uma única vez, em Julho de 2011 e passei literalmente uma noite em Paris. Fui com uma amiga que é apaixonada por música electrónica a uma festa onde tocava o DJ Sven Vath, que eu já tinha visto em Março de 2011 em Lisboa, no Lux. Fomos numa sexta feira ao fim da tarde e voltámos no dia seguinte de manhã. Esta minha amiga adora Paris, tem vários amigos lá e a escala Lisboa-Paris é uma constante. Invariavelmente quando ouço falar de Paris lembro-me sempre dela, pois a primeira viagem que fiz à cidade eterna foi na sua companhia.

Ontem quando soube dos atentados, não fazia ideia se ela estava em Paris ou não, todos conhecemos alguém que vive ou que está em Paris, e durante uns minutos fomos muitos os que ficaram com o coração apertado, e a desejar “por favor não estejas lá”. Fui ao facebook e ela já tinha deixado no mural dela uma mensagem de que estava bem, sim isto das redes sociais também tem as suas coisas boas.

A minha amiga acabou a noite sã e salva, mas muitos infelizmente não tiveram a mesma sorte…foi uma noite de horror com mais uma realidade do que o ser humano é capaz. Esta noite foi difícil adormecer, o sono foi agitado e cheio de pesadelos, mas o verdadeiro pesadelo será para aqueles que perderam os seus familiares e amigos e para todos aqueles que viveram esta terrível experiência, para todos eles desejo muita força e coragem, nas minhas orações não esqueço os que infelizmente não sobreviveram.

Se ainda continuo a acreditar na humanidade e no ser humano? A tragédia também traz “ao de cima” o melhor que há nas pessoas, e a resposta dos Parisienses aos ataques foi rápida, começou a surgir no twitter a hashtag #porteouverte, em que parisienses começaram a acolher nas suas casas turistas que não tinham onde ficar. Taxistas levaram pessoas a casa sem cobrarem o serviço, o facebook activou uma ferramenta para desastres naturais para os ataques de Paris. As pessoas que estavam no estádio onde também aconteceram os ataques saíram a cantar o Hino e apesar das recomendações muita gente veio para as ruas de Paris numa demonstração de “Não temos medo”.

Fiquem bem e que o medo não nos impeça de viver.

Beijinhos

 


Discover more from Lovely Lisbonner

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.