Notícias do nosso País
Tenho uma profunda admiração por quem emigra. Acho que não há ninguém que o faça de ânimo leve. Deixar a família, os amigos, as rotinas e os hábitos e partir para o incerto tantas vezes para sofrer discriminação e condições menos dignas de trabalho. E por isso fico tão contente quando vejo histórias felizes de portugueses, e não só, que pelas mais variadas razões tentaram a sua sorte e foram bem sucedidos.
Ouvimos todos os dias histórias tão tristes, que quando surgem estas histórias felizes nos enchem o coração.
No dia 02 de Setembro estreou na RTP1 o “Notícias do Meu País”. Um programa sobre emigrantes portugueses de sucesso, histórias felizes.
Fui ter com o Piet-Hein Bakker, CEO da SP Entertainment, produtora do programa, que nos falou um bocadinho sobre o conceito e formato deste programa.
Uma ideia original da Sofia Pinheiro. Que não pôde falar comigo porque está na azafama da produção/edição do programa. Os dois primeiros programas já foram para o ar, mas os restantes ainda se encontram em produção.
A minha grande questão, era perceber o que é que diferencia este programa de outros do mesmo género. Tivemos uma conversa informal que me fez ficar muito curiosa para ver o programa. E no sábado lá estava eu, às 21h00m de comando na mão a ligar a televisão na RTP1.
Em que consiste este formato?
Mais do que nos mostrar a cidade e a vida dos portugueses no seu “novo” país, o programa leva noticias do nosso Portugal (daí o nome do programa) aos que pelas mais diversas razões tiveram de o “trocar” por um novo país.
E aí está o conceito diferenciador deste formato. Vamos conhecer o local onde cada uma destas pessoas vivia. Vamos saber como era a sua vida, e vamos conhecer amigos e familiares, pessoas que lhes eram próximas e repescar algumas amizades antigas. Vamos juntar tudo numa garrafa e levar-lhes essas notícias. Vai ser uma surpresa atrás da outra, eles não sabem que vão ver os testemunhos da família e amigos que ficaram em Portugal. E vão receber recordações dentro de uma garrafa.
Para quem gosta de conhecer novos países, vai ter a oportunidade de ver como é a vida e o dia a dia destes portugueses além fronteiras.
São 8 programas, cada um com a duração de 50 minutos e tem como apresentadores a Cláudia Semedo e o Tiago Góes Ferreira. Cada programa tem duas histórias e cada um dos apresentadores vai estar num país diferente.
Gostei, recomendo e preparem os lenços porque há momentos muito emotivos.
A “Ashtag” do programa é #saudade.
Um agradecimento especial ao Piet-Hein, que no meio da sua agenda super ocupada arranjou um bocadinho para conversar comigo. 🙂
Espero que tenham gostado, e até ao próximo Post.
Leave a Reply