Fonte de Trevi
Visitei a Fonte de Trevi (Fontana di Trevi), em 1998 numa viagem que fiz com a minha mãe a Itália e sobre a qual já escrevi um pouco no Post “Itália Sua Linda!”. Quem não se lembra de uma das cenas mais emblemáticas do filme La Dolce Vita de Federico Fellini. Onde a Fontana di Trevi, é o cenário?
O Restauro
A fonte reabriu ao público a 03 de Novembro de 2015. Depois de mais de um ano em obras de restauração. O financiamento das obras ficou a cargo da casa de moda italiana Fendi.
Uma equipa de 26 restauradores ficou responsável por limpar o monumento. Reparar rachas, e arranjar os suportes de ferro. A fonte conta agora com sistemas de bombeamento de água renovados, com iluminação de alta tecnologia e ainda com um novo sistema que afasta os pombos. Esta foi a maior limpeza da fonte dos últimos 250 anos.
A História e Localização
A fonte, está localizada na freguesia de Trevi, no Bairro do Quirinal, no centro histórico de Roma. Tem vinte metros de largura e cerca de vinte e seis metros de altura. A história da Fontana di Trevi remonta à época da Roma antiga. Era uma fonte que estava situada no cruzamento de três ruas, onde se formava um trivium (trevo), o que levou o sítio a ser chamado de Trebium.
O local da fonte marcava o ponto terminal do aqueduto Acqua Vergine. Um dos mais antigos abastecedores de água de Roma, que tinha sido encomendado pelo imperador Otávio Augusto a Marcus Agrippa. Sendo as suas águas usadas para fornecer água para os banhos termais. As águas que circulam na fonte têm dois nomes, Águas Virgens e Trevi.
As Lendas
A fonte tem várias lendas associadas. Deixo-vos algumas delas aqui. Reza uma das lendas que, no século 19 a.C., alguns soldados que procuravam por água, encontraram pelo caminho uma jovem romana virgem, que os conduziu a uma fonte límpida, localizada a cerca de vinte e dois quilômetros da Roma antiga. Através da lenda, surgiu o nome de Águas Virgens. Trevi teria derivado do nome que originalmente era chamado o local, Trebium. No monumento atual da fonte, a cena da lenda da jovem virgem e dos soldados está representada em escultura.
Outra lenda diz respeito aos eternos e apaixonados namorados. Do lado direito da fonte, perto da escultura do às de copas, está a conhecida Fontanina Degli Innamoratti (Pequena Fonte dos Apaixonados), que com os seus jorros mágicos, asseguram aos casais apaixonados que juntos beberem da sua água, a fidelidade eterna um com o outro.
Outra lenda romântica afirma que, quando o amado tiver que partir, para a guerra, para servir ao exército, ou por simples viagem de negócios, terá garantido o seu amor eterno, mesmo ausente e distante, se juntos beberem um copo de água da fonte, sendo que este deve ser quebrado logo a seguir. A água mágica da Fontana di Trevi fará com que o homem que partiu jamais se esqueça da amada.
Mas a lenda mais conhecida, é aquela que diz, que se um estrangeiro ou forasteiro for a Roma, deve antes de partir, ir à Fontana di Trevi e lançar uma moeda de costas, e assim a volta à Cidade Eterna estará garantida.
E vocês já visitaram a fonte de Trevi e cumpriram a tradição? Eu já lancei a moeda mas ainda não voltei a Roma, pode ser que seja em 2018. Contem-me tudo nos comentários.
Espero que tenham gostado, boas viagens e até ao próximo post. Não se esqueçam de comentar, partilhar e deixar aquele like amigo 🙂
E já subscreveram a newsletter para receberem todas as notícias em primeira mão? Não? Ainda ganham um e-book de oferta 😉
Gostaste do Post? Guarda no Pinterest!
Pin It!
Planeia a Tua Viagem:
Viaja em Segurança com 5% de desconto no teu seguro de viagem da Heymondo
Dorme tranquilo e Reserva um Hotel com Booking.com
Aluga um Carro com a Discovercars
Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide e a Tiqets
O teu Material de Viagem e a tua Roupa na Decathlon
bahh esses dias jogaram tinta vermelha ai -_- pessoal nao colabora ne, acabou de sair de reforma…tomara q nao de problemas nas pedras ou na tubulacao da fonte
Eu não tenho dúvidas de que a Fontana de Trevi é “O” ponto turístico de Roma, isso porque a cidade eterna os tem aos montes. Quando fui a fontana, fiquei maravilhado com o capricho e a atmosfera daquele lugar. Parabéns pelo rico post!
A Fontana de Trevi é sem dúvida um dos lugares mais bonitos que conheci na Itália, felizmente quando fui não estavam reformando, então pude ver tudo tranquilamente, espero voltar logo a Roma!
Na 1ª vez que fui a Roma joguei uma moedinha na Fontana Di Trevi, depois disso voltei a Roma mais duas vezes e sempre vou aí. Na minha opinião, é o monumento mais lindo da cidade!
Olá Sónia, estive este ano em Roma com a minha mulher e o meu pequeno, e claro, não podia deixar de fora a Fontana de Trevi. Fiquei um pouco desiludido não com a fonte que é uma obra prima da arquitectura barroca, mas antes com a presença de milhares de turistas numa espaço tão pequeno. Não consegui tirar uma foto em condições tal era a confusão…mas obviamente presenciar o monumento de perto é algo imperdivel. Abraço desde Braga.
Eu acho que não ia ter coragem de beber a água da fonte para o meu amor voltar. kkk. Eu estive na fonte antes da reforma, em 2006, e ano passado depois da reforma. Ela está muito linda.
A Itália é sempre maravilhosa não é? Esse lugar é um clássico e lindissimo, é obrigatória a passagem por lá. Atirei moeda também rsrsrs. Parabéns pelo texto, adorei as dicas!
Essa fonte é clássica, principalmente porque aparece em todos os filmes que rodam na Itália. De todas as lendas, a que eu mais gostei, foi a dos casais apaixonados. Fico feliz em saber que estão restaurando, é um monumento lindo mesmo, precisa ser preservado. Adorei o post, bjss
Obrigada Angela, beijinhos
A linda Roma e a Fonte maravilhosa. Um local de contemplação. Obrigado pela partilha, parabéns pelas fotos e por toda a fantástica descrição!
Obrigada
Oi! Eu adoro Roma! Posso mesmo dizer que é uma das minhas favoritas! Faço sempre isso de atirar a moeda para poder voltar, eheheh! Essa fonte é muito bonita. Adoro ficar lá a admirá-la enquanto como um verdadeiro gelado italiano! 😀
A fonte e um gelado a combinação perfeita.