Se londres é a minha cidade favorita, Itália é sem dúvida o meu país de eleição. E este é o primeiro post de uma série sobre Itália.
A primeira vez que visitei Itália foi em 1998, há precisamente 17 anos, ui…. só agora me dei conta dos anos que passaram…
Foi num circuito turístico de uma semana, com a minha mãe, foi a primeira de muitas viagens que fizemos juntas. Guardo recordações maravilhosas dessa viagem e de todas as outras que fizemos, mas esta teve um significado muito especial, o meu pai tinha falecido no inicio desse ano e esta foi a primeira viagem que fizemos sem ele.
Foi uma viagem de descoberta, a nível cultural, a nível pessoal e sobretudo reforçou a nossa relação de uma forma inabalável. (Foto – Veneza)
Esta foi sem dúvida a viagem da minha vida por tudo o que significou, mas sobretudo por tudo aquilo que simbolizou, e por isso Itália estará sempre no meu coração.
(Foto – Milão)
A escolha do país coube-me a mim, e como um dos sonhos da minha mãe era conhecer Veneza, decidi fazer-lhe uma surpresa. Tratei de tudo, e ela só ficou a saber o destino da viagem no dia da partida. O itenerário da viagem foi o seguinte: Lisboa, Milão, Florença, Pisa, Siena, Roma, Vaticano, Nápoles, Capri, Assis, Veneza (Veneza Mestre, e ilhas de Murano, Burano e Lido), Pádua, Verona, Milão e Lisboa.
(Foto – Veneza)
Um circuito turístico não é para todos os gostos, e está longo de reunir consenso. Quem embarca numa viagem deste tipo tem de ter espirito de viajante, e estar preparado para andar muito, descansar aqui não é o mote. Como um amigo meu costuma dizer isto é turismo e não férias.
(Foto – Veneza)
Se o que pretendem é descanso, e nos intervalos ir conhecendo alguns locais então o melhor é optarem por outro tipo de pacote turístico e escolherem as excursões que todos os hotéis têm disponiveis, ou se são mais aventureiros descobrirem a cidade sozinhos.
(Foto – Veneza)
Neste tipo de viagem tem de se ter especial atenção aos horários, uma vez que vamos em grupo e um atraso nosso por mais pequeno que seja deixa o grupo todo à espera e atrasa a viagem, o que em alguns casos pode significar já não conseguir visitar determinado monumento.
(Foto – Veneza)
Se gostam de andar a viajar livres e sem preocupações com horários então este tipo de viagens não é para vocês. Se por outro lado gostam de viajar com tudo organizado, planeado, acompanhados por um guia e querem ver o máximo de monumentos e atrações turisticas sem preocupações, então vão gostar.
(Foto – Veneza)
Sempre que visito um país pela primeira vez tento fazer um circuito, pois permite-me conhecer o máximo de locais no mais curto espaço de tempo, mas obviamente depende do gosto pessoal de cada um. Se tiver amigos a viver no país ou já não for a primeira vez que o visito, então opto por outro tipo de viagem.
(Foto – Veneza)
Tal como já disse é mesmo uma questão de gosto pessoal, tem vantagens e desvantagens. O melhor mesmo é fazerem um circuito pelo menos uma vez na vida, e tirarem as vossas próprias conclusões.
Nos próximos posts desta série, vamos explorar cada cidade visitada, individualmente.
Beijinhos e até ao próximo Post.
Planeia a Tua Viagem:
Viaja em Segurança com 5% de desconto no teu seguro de viagem da Heymondo
Dorme tranquilo e Reserva um Hotel com Booking.com
Aluga um Carro com a Discovercars
Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide e a Tiqets
Obrigada Vaneza 🙂
Obaaaaaa que bom 🙂
Eu percebo, é aquela sensação de “está mesmo aqui e a qualquer momento posso visitar” 🙂
Olá Samuel, nesta viagem em 1998 estiveram dias de muito calor, em Roma chegou a marcar 42 graus. A foto em que vemos a chuva nos vidros foi de quando embarquei no cruzeiro para a Grécia, e aí sim tivemos alguns dias com o tempo menos bom 🙂
Obrigada Francisco.Beijinhos
É também o que faço em relação a outros destinos de viagem que ainda não tive oportunidade de conhecer. Beijinhos
Obrigada Fran 🙂
É isso mesmo Camila, viajar é algo muito pessoal e que tem a ver com o gosto e personalidade de cada um 😉 Obrigada pelo comentário e por ler o Blog. beijinhos
Itália faz-me sonhar e traz-me recordações tão belas 🙂
Que bom gosto nós temos :)Beijinhos
É um país maravilhoso, tenho sempre vontade de voltar 🙂
O meu país favorito 🙂
Uma viagem com uma boa companhia e para a Itália é tudo de bom! Parabéns pela disposição de ver e rever tantas coisas lindas.Abraços!
quero muito muito conhecer a Itália! se tudo der certo, ano que vem estarei lá!!!!
Ainda não conheço Itália, acreditas?? Aliás, acho que Europa é o continente que conheço menos Ehehe 🙂 Em breve! Boas viagens e obrigado pelas dicas!
Isso é que foi! Conseguiram visitar imenso de Itália. Eu só conheço Roma e Milão e por isso mesmo quero muito voltar a Itália. Já vi que aqui vou conseguir boas informações sobre as outras cidades. Tiveram foi azar com o tempo, não?
Itália !! Esse está no início da nossa lista, contamos muito em breve poder visitá-la e iremos dar um saltinho ao teu blog decerto. Obrigado pelas dicas e fotos, gostei muito !
Itália é um país que me fascina. Ainda não tive oportunidade de conhecê-lo, mas enquanto isso não acontece, adoro poder “viajar” pelos blogs dos colegas viajantes!
A Itália é linda mesmo.Já estivemos por lá, mas quero muito voltar.Lindo post!Abraços, Fran
A Itália sempre foi um sonho pra mim, mas acho que viajo um pouco diferente que você, Sonia… Sim, pensar em um circuito pra conhecer o máximo possível para uma viagem é uma boa ideia, mas não gosto de correr… Gosto de me apaixonar por cada cidade que passo e desfrutá-la devagar…Mas viajar não tem fórmula certa (que bom!) e cada um se adapta como gosta :)Gostei do post e vou navegar pela sequência 🙂
Oi! Até que enfim que encontro outros apaixonados por Itália como eu! Adoro todas as cidades que já lá visitei: Roma, Veneza, Bolonha, Salsomaggiore, Milão, Verona e Parma. E ainda me faltam conhecer tantas outras! Boas viagens!
Olá SóniaJá vi que temos gostos em comum! 🙂 Londres é a minha cidade preferida e também adoro Itália… é um país a que volto sempre com prazer! Fico à espera dos próximos posts…Beijinhos
Itália também é dos meus países europeus de eleição. Fiz um roteiro há uns anos, de norte a sul, sempre de comboio. Foi uma boa opção. Ficaram algumas cidades por visitar porque não se pode ir a todas. Mas pretendo regressar.
Concordo, a Itália é um lugar fabuloso! Um país cheio de riquezas culturais e comida saborosa. Esperando os próximos posts!
Deve ser uma experiência muito interessante, ter a oportunidade de viver num local como Veneza 🙂
Itália é linda mesmo! vivi em Veneza e apesar dos contratempos dos canais e da aqua alta, foi o melhor tempo da minha vida.
Sim,foste destacada,eu,normalmente,conheço muitos blogues da sapo através dos destaques!! Beijinhos e fica bem,bom domingo e excelente semana!!
Obrigado querida, nem tinha visto ainda que o post tinha saido nos destaques.Que bom que gostaste.Beijinhos
Muitos parabens pelo teu destaque,Itália deve ser fascinante e bem linda,mesmo de verdade!!