Porto Côvo
Quem já está quase nos 40 como eu, de certeza que se lembra de um verão, em que passava na rádio uma música do Rui Veloso chamada Porto Côvo. A casa dos meus pais tinha um grande terraço nas traseiras.
Era um sítio maravilhoso onde a minha mãe tinha as suas plantas, e o meu pai uma gaiola gigante para os canários. No verão era lá que fazíamos as refeições, tinha sofás, mesa, um rádio sempre a tocar e também uma televisão.
Raramente ligávamos a tv do terraço, ali naquela divisão da casa o rádio era Rei e Senhor.
Corria o ano de 1988, eu tinha 11 anos e nesse verão foi esta música que nos fez escolher Porto Côvo como o nosso destino de férias. A nós e a tantas outras pessoas, como constatamos mais tarde no local, e que “pôs no mapa” esta aldeia maravilhosa. Passei dois verões em Porto Côvo na minha infância e vários fins de semana. Agora sempre que posso regresso ao passado e às minhas tão queridas memórias de infância.
Os locais são muito mais do que aquilo que os nossos olhos conseguem ver. São sobretudo aquilo que nos fazem sentir. Aqui sinto-me aquela miúda de 11 anos cheia de sonhos e de ideias. Que adorava brincar e passear, que queria sempre conhecer lugares novos e que lia sem parar. Se pudesse voltar atrás e falar com ela ia-lhe dizer:
“sabes o melhor de tudo? é que muitos dos teus sonhos se vão mesmo realizar!”
Porto Côvo pertence ao concelho de Sines e está inserida no privilegiado Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É uma aldeia que conseguiu ao longo dos anos, e apesar do turismo que a invade durante o verão, preservar a traça tradicional.
A cerca de 1h50m de Lisboa (173 Kms), tem o magnifico mar azul como pano de fundo e as suas praias com paisagens de tirar o fôlego.
As opções de alojamento são várias desde hotel a hostel, apartamentos, quartos e turismo rural. É só escolher, de acordo com as vossas preferências e orçamento.
A última vez que estive em Porto Côvo foi há há duas semanas, e claro continua lindo.
Quanto à gastronomia estamos no Alentejo. Logo, faz as delicias de qualquer apaixonado pela comida portuguesa.
Não podiam faltar os gelados, a minha guloseima favorita. Na gelataria Marquês mesmo no centro, são óptimos mas o atendimento podia ser melhor. Tem uma "linha" self-service para os gelados de copo, só os gelados de cone têm de ser servidos por um funcionário.
As praias, o mar, a paisagem, está tudo lá à vossa espera, sonhem bastante como aquela menina de 11 anos e corram atrás dos vossos sonhos como ela vai fazendo, aproveitem a vida e agradeçam por este país maravilhoso.
Espero que tenham gostado, bons passeios e até ao próximo post.
Fica aqui o vídeo do passeio.
Planeia a Tua Viagem e Poupa com estas Plataformas:
Estas são as plataformas que eu uso nas minhas viagens e confio. Só tens de clicar nestes links antes de planeares as tuas viagens. Estes são recursos para te ajudar no planeamento das tuas próximas aventuras.
Não pagas mais por usar estes links, e em alguns casos beneficias de descontos (sempre que assinalado) por seres meu leitor.
Seguro de Viagem Heymondo (5% de Desconto com este link)
Reserva o teu Hotel ou Hostel ao melhor preço.
Aluga um Carro com as melhores tarifas
Reserva um Táxi de/para o Aeroporto de forma rápida
Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide
Descobre as melhores atividades ao Ar Livre com a Manawa
Trata do teu Visto com o I-Visa
Descobre os melhores Voos
Bilhetes de Comboio, Bus e Ferry com a Omio
Cacifos para guardares a tua Bagagem na Bounce
Viagens em Grupo - Vem Viajar Comigo
Voo Atrasado ou Cancelado - Vê se tens direito a compensação com a AirHelp
E-Sim(cartão de dados virtual) da GigSky - 5% de Desconto com o código LOVELYLISBON
É verdade, é mesmo uma bênção ter uma infância feliz.Beijinhos
Precisa sim :)Beijinhos
É mesmo relaxante :)Beijinhos
Tem de voltar sim :)Beijinhos
Olá Marlene, como já te tinha dito, mulher de coragem :)Beijinhos
:)Beijinhos
Lamento pela sua câmara, mas assim tem um motivo para voltar sim ;)Beijinhos
É verdade é mesmo mágico :)Beijinhos
Não sei se é assim com toda a gente, mas a minha infância está muito presente no meu dia a dia e que sorte de ter sido uma infância tão feliz :)Beijinhos
é refrescante mesmo :)Beijinhos
É mesmo um lugar muito especial, pena mesmo a água ser gelada :)Beijinhos
Que lugar lindo, Sónia! Preciso conhecer mais do seu país.
Com certeza um lugar que marcou nossa infancia faz a diferenca e marca nossa lembranca. Fiquei curiosa com a musica Porto Côvo, vou escutar agora hahaha
Nunca estive em Porto Côvo, mas a avaliar pelas fotos parece ser um local muito relaxante! Obrigado pelo relato…e claro pelas dicas!
Fiquei tão curiosa que fui ao You Tube e encontrei um vídeo com a música e as paisagens. Portugal é mesmo uma terra abençoada: praias lindas, gastronomia maravilhosa. Tenhoq ue voltar logo!
Pois está claro que me lembro da música do Rui Veloso! 😉 É sem dúvida uma visita bem simpática. Por norma, passo quase sempre por Porto Côvo quando estou a viajar para sul. Até porque existem por aí perto umas ondinhas bem simpáticas para surfar 😉
Boa noite,É realmente um local muito bonito e lembro-me bem da música…. Também já não me faltam assim tantos anos para os 40. Mais um canto do nosso Portugal simplesmente fantástico.
Estive em Porto Côvo recentemente e achei o lugar realmente lindo! Minha única recordação triste foi que perdi aí minha amada câmera fotográfica que me fez companhia por quase uma década! :(O pior foi ter perdido junto todas as fotos desse lugar mágico, mas com isso tenho mais um motivo pra voltar! rsParabéns pelo post!Um beijinho
Mais um belo lugar que estou a descobrir aqui em seu blog. Quantas recordações deve ter deste lugar! É magico visitar lugares que remetem a infância! 🙂
Que lugar incrível! Tenho muita vontade de fazer uma trip pelo litoral alentejano. As praias são lindas e essa, definitivamente, tem que entrar no roteiro. Sempre é bom termos lugares que trazem tão boas memórias da nossa infância. Bjs
Que lugar lindo! E é tão gostoso poder ter um lugar pra retornar que nos traga todas as boas lembranças de infância, não é? A cor do mar é espetacular… super convidativo pra um banho refrescante!
Que linda a história e a cidade!! Fiquei encantada, um mar delicioso e de águas limpas! Que delícia.